• CALÇADOS
  • MULHER
  • HOMEM
  • INFANTIL
  • ESPORTES
  • MUNDO ADIDAS
  • ATÉ 60% OFF
seu carrinho está vazio
Huelo Dunn-Estébanez/agosto 2020

COMO FAZER TIE DYE: UM PASSO A PASSO PARA FAZER SEU TIE DYE EM CASA

A gente bateu um papo a criativa responsável pelos designs do Specs and Blazers para experimentar o tie dye caseiro. Confira nosso guia completo, que vai das técnicas à dicas de como estilizar as suas peças.

APRENDA A FAZER TIE DYE COM NOSSA BLOGUEIRA DE MODA DA SPECS AND BLAZERS   blog-post-how-to-tiedye-image-1

Bora colorir? Além de ser um jeito de se distrair em casa, montar seu look tie dye é ótimo para dar mais vida ao seu guarda-roupa, seja com aquela peça que já estava esquecida, ou começando do zero.

A designer Niké do Specs and Blazersveio com a gente para tentar um tie dye caseiro. Ela documentou os resultados maravilhosos que conseguiu e deu algumas dicas de tie dye caseiro para um look cheio de charme.

Aprenda a tingir suas próprias camisetas, regatas ou o que quiser com este guia completo.

MATERIAIS PARA FAZER TIE DIE EM CASA blog-post-how-to-tiedye-image-2

Você vai precisar de:  

  • Itens necessários para o tie dye: para começar, escolha uma peça 100% de algodão e de cor clara. Experimente camisetas, meias, bandanas ou um moletom; você pode repetir o processo com qualquer roupa de algodão. Fibras naturais, como o algodão ou lã, absorvem a tinta, no entanto, tecidos com base em poliéster e outros acabamentos tendem a resistir ao tingimento. Certifique-se de que está tudo limpo. Se forem peças novas, lave-as antes. Isso irá ajudar o material a absorver melhor a tinta. 
  • Tie dye não tóxico: Um kit como este também inclui garrafas squeeze especiais, luvas e bandanas para tingimento. Você também pode usar corantes de alimentos.  
  • Garrafas plásticas de squeeze: Estes itens geralmente estão inclusos em kits de tie dye. 
  • Elásticos: esse é o segredo. Use elásticos grossos e resistentes.  
  • Sacos plásticos: você vai precisar de um saco plástico para cada item que quiser tingir.  
  • Luvas de borracha
  • Avental
  • Plástico ou lona para proteger as superfícies
  • Balde, pia ou tanque para mergulhar os itens.

TIE DYE CASEIRO: PASSO A PASSO blog-post-how-to-tiedye-image-4 1° passo) Prepare o seu espaço com uma lona ou sacola plástica. Apesar de muitas tintas usadas neste processo não serem tóxicas, ainda podem fazer a maior bagunça. Use luvas para evitar manchar suas mãos e um avental para proteger suas roupas.

blog-post-how-to-tiedye-image-5 2° passo) Misture cada cor do tingimento em uma garrafa plástica.

blog-post-how-to-tiedye-image-6 3° passo) Comece com uma peça limpa de algodão, como um moletom, uma toalha ou uma regata. Enxague com água e torça até que esteja tudo umedecido por igual.

blog-post-how-to-tiedye-image-7 4° passo) Dobre ou amasse. Para um efeito tie dye freestyle, dobre de forma caótica, firme e sem muito critério. Você também pode tentar as técnicas explicadas abaixo para um visual com listras ou descolorido. Amarre bem firme com o elástico.

blog-post-how-to-tiedye-image-8  Agora vem a parte divertida!blog-post-how-to-tiedye-image-95° passo) Aplique as cores esguichando a(s) tinta(s) que você escolheu.

blog-post-how-to-tiedye-image-10 6° passo) Assim que tiver aplicado o tingimento, coloque cada peça em sua própria sacolinha. Deixe tudo no plástico por 24 horas.  

blog-post-how-to-tiedye-image-11As partes expostas da peça vão absorver mais as cores, enquanto os elásticos e dobras impedem o tingimento de saturar outras áreas da peça. Este método cria padrões vivos, com aquelas artes mais conhecidas.

7° passo) Depois de deixar a tinta pegar, retire os sacos plásticos e elásticos e desdobre as peças. Enxague até a água sair transparente.

8° passo) Só coloque na máquina de lavar com itens de cores muito similares ou individualmente.  

blog-post-how-to-tiedye-image-12

Fazer tie dye é criar algo único e surpreendente, então sinta-se livre para experimentar. Tente linhas de cores espalhadas para um resultado sútil ou sature sua peça completamente para tonalidades mais vivas. Quanto mais apertadas as dobras, meneos tinta vai passar entre os elásticos, criando um contraste maior

blog-post-how-to-tiedye-image-13

VEJA: COMO FAZER TIE DYE COM SPECS AND BLAZERS

Confira este vídeo da Niké, do Specs and Blazerspara um passo a passo:

TÉCNICAS: ALÉM DO BÁSICO

Depois de aprender como fazer o tie dye, pode usar dobras e amrras diferentes para criar todos os tipos de padrões e estampas. Veja algumas técnicas clássicas:  

LISTRAS TIE DYE: comece estendendo sua peça umedecida na sua superfície de trabalho. Comece por uma ponta, faça uma dobra de alguns centímetros. Repita a dobra na direção oposta. Continue até que a peça seja dobrada completamente. Com elásticos, fixe bem ou amarre as dobras em intervalos regulares. Cada elástico irá criar um ponto de resistência para as suas listras. Para listras maiores, coloque os elásticos mais espaçados. Para listras menores, prenda os elásticos mais próximos. Você deve ter um tubo firme, dobrado e preso com elásticos.

Para listras de uma cor, aplique porções alternadas na peça dobrada, usando os elásticos como guia. Crie uma peça listrada de duas cores acrescentando uma segunda tinta nas listras entre a primeira cor.

TIE DYE EM ESPIRAL: Uma espiral de cores alucinante é uma das artes mais icônicas da técnica, especialmente para moletons, camisetas e bandanas. comece estendendo sua peça umedecida sem tingimento na sua superfície de trabalho.

Encontre o ponto onde quer centralizar a sua espiral. Pince e torça esta parte do tecido com a ponta dos dedos. Continue a torcer na mesma direção até que a peça esteja torcida e firme, paracendo um rocambole.

Use alguns elásticos para fixar o seu espiral. Coloque os elásticos cruzados em relação ao ponto central (imagine cortar uma pizza). Aplique a tinta nas fatias de tecido expostas entre os elásticos. Você pode usar quantas cores quiser, ou somente uma ou duas. Para um padrão mais clássico, com uma atualização ousada, tente um espiral com uma cor neutra, como azul marinho, bronze ou cinza.


E O TIE DYE COM ÁGUA SANITÁRIA? blog-post-how-to-tiedye-image-15

Às vezes, os efeitos tie dye com água sanitária são chamados de "tie dye reverso". Água sanitária diluída cria os mesmos padrões do tie dye, mas removendo cores do tecido.

blog-post-how-to-tiedye-image-16

Para começar, escolha algo de algodão na sua cor favorita. Siga os mesmos passos, dobrando e amarrando como faria com o tie dye.

Encha a garrafa plástica com água sanitária. A proporção deve ser uma parte de água sanitária para três partes de água. É importante ter cuidado extra ao trabalhar com água sanitária, mesmo depois de diluída. Sempre usa luvas e proteção para os olhos em áreas bem ventiladas.

Aplique a solução diluída da mesma forma que faria com as tintas. Você notará o tecido descolorindo imediatamente, onde quer que tenha aplicado o líquido.

A água sanitária age rápido. Muito cuidado ao aplicar a solução e não tire os olhos da sua peça. Continue a aplicar lentamente e pare ao ver que o tecido chegou à coloração que você queria.

Enxague a sua peça com água limpa, desdobre e enxague novamente, com atenção. Coloque sua peça descolorida imediatamente na máquina de lavar, separada de quaisquer outras peças.blog-post-how-to-tiedye-image-17

DICAS DE ESTILO PARA O SEU TIE DYE

Pedimos à Niké algumas dicas para montar um look atual com as nossas novas peças. Veja o que ela nos disse:blog-post-how-to-tiedye-image-18

 “Se não tiver certeza de como usar tie dye, tente uma peça combinada com um item de cor sólida". Com cores pasteis suaves, como este body descolorido, o tie dye é ousado e inesperado.  blog-post-how-to-tiedye-image-19

  Pronto para ir com tudo no tie dye, mas não no estilo “Jerry Garcia”?“Modernize seu tie dye com um look completamente monocromático da cabeça aos pés."

Rótulos
adidas