• CALÇADOS
  • MULHER
  • HOMEM
  • INFANTIL
  • ESPORTES
  • MUNDO ADIDAS
  • ATÉ 60% OFF
seu carrinho está vazio
Adidas/agosto 2021/
4 minute read

O QUE É UM TREINO HIIT E POR QUE FAZÊ-LO?

O que é um treino HIIT e por que ele é tão popular? Conheça esse método de treinamento cardiovascular eficaz que é o segredo simples para queimar o máximo de calorias em menos de 30 minutos.

Primeiro, o mais importante: o que é um treino HIIT?
 
SVocê já deve ter ouvido a expressão comum "HIIT", mas o que é treino HIIT, na realidade? A sigla atrativa significa Treino Intervalado de Alta Intensidade, que é uma forma rápida e altamente eficaz de fazer exercício aeróbico. Ao invés de correr na bicicleta ou fazer esteira a um ritmo constante, por uma hora, o HIIT embala múltiplos exercícios aeróbicos intensos em 30 minutos, ou menos.
 
Como o HIIT pode ser tão eficaz em um intervalo de tempo tão curto?
 
A chave é chegar ao esforço físico exaustivo. Durante os intervalos de atividade, você deve ter como objetivo exercitar entre 80% e 95% da sua frequência cardíaca máxima — em uma escala de um a dez, seria um oito ou nove. No treino intervalado de alta intensidade, a ideia é obter mais resultados em muito menos tempo. O treino HIIT eficaz exige menos de 30 minutos e, se você fizer tudo certo, deverá se sentir totalmente sem gás ao final. Ao treinar duro, certifique-se de praticar os movimentos da maneira correta. Vá com calma no início para ir aprendendo os movimentos corretamente.
 
SEO-What-Is-HIIT-Workout-body-Image-1
 
Como faço para montar meu treino HIIT?
 
Sejam cinco minutos ou meia hora, defina a quantidade de tempo que você planeja investir no treino. Lembre-se, é mais importante turbinar a potência do treino do que a quantidade de minutos. Do tempo total, escolha a duração dos intervalos de exercício e repouso. Um bom formato para começar são 30 segundos de exercício e 45 segundos de descanso, mas, à medida que você melhora, passe para 30 ou 45 segundos de exercício e 30 segundos de descanso.
 
A vantagem do HIIT é que você pode executar qualquer exercício com ou sem equipamento e obter um resultado incrível. Cada intervalo de exercício consiste em movimentos pliométricos explosivos, buscando chegar à exaustão muscular, aproveitando o tempo ao máximo. Movimentos como agachamentos com salto, burpees, mountain climbers e polichinelo são apenas alguns exemplos de movimentos de alta intensidade que farão seu coração trabalhar.
 
SEO-What-Is-HIIT-Workout-Body-Image-2
 
Quais são os benefícios do HIIT e por que ele é tão popular?
 
Se você está entediado com as rotinas tradicionais de cárdio, o HIIT é o fast fitness ideal. De quebra, com suor e os músculos queimando, você obtém todos os demais benefícios do treino HIIT em uma fração do tempo. Além de ser bom para o seu coração (afinal, estamos falando de cárdio), há muitas outras vantagens em fazer o HIIT.
 
1. Melhora o seu VO2 max
Se você fica sem fôlego nos primeiros intervalos, o HIIT é a chance de melhorar sua captação máxima de oxigênio. Aprenda o que significa aumentar seu VO2 max e sinta a diferença em seus níveis de resistência após algumas semanas fazendo HIIT.
 
2. Queima muitas calorias durante e após o treino
Dar tudo de si durante os intervalos ativos requer maior inalação de oxigênio, criando um efeito pós-combustão durante os períodos de descanso e pós-treino. Como seu corpo requer mais oxigênio para a recuperação, isso faz com que você queime mais calorias mesmo após o término do exercício, e é por isso que o formato curto do HIIT é mais eficaz do que um treino cárdio em ritmo estável.
 
3. Ganho de força muscular
Os movimentos intensos da HIIT elevam seu ritmo cardíaco, construindo massa muscular magra no processo. Em breve você sentirá aqueles agachamentos com salto, burpees e flexões um pouco mais fáceis, pois seu corpo irá fortalecer os músculos necessários para a realização do protocolo de exercícios.

4. Pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora e pelo tempo que desejar
Sem nenhum equipamento necessário, além de um cronômetro no seu celular, você pode arrebentar numa sessão de HIIT, com zero desculpas. Com apenas cinco minutos roubados na sua agenda lotada, ou encarando 10 minutos de um treino de resistência até o final, ou ainda dando tudo em 25 minutos intensos, esse versátil método de treinamento pode se ajustar ao seu dia a dia e de acordo com a sua preferência.
 
5. Elimina o tédio
O HIIT é apenas uma técnica de treinamento. Uma vez que você determina o seu ritmo, os movimentos em si ficam ao seu critério. Monte seu treino HIIT com alguns exercícios e, na próxima vez, altere a série para fazer uma sessão completamente diferente. Eventualmente você aprenderá movimentos que você adora (alguém vai de burpees? Não? Tudo bem!) e que poderá sempre incorporá-los ao seu treino quando quiser.
 
SEO-What-Is-HIIT-Workout-Body-Image-3
 
Chegou a hora de experimentar o treino HIIT?
 
Os benefícios de fazer HIIT são inegáveis, então vale a pena experimentar. Se você é novo no HIIT ou está voltando a treinar, dedique um tempo para aprender os movimentos, primeiro. Com isso, seu treino vai fluir com potência e forma correta, dois ingredientes cruciais para uma boa sessão de HIIT. Se você apresenta lesões ou possui alguma preocupação de saúde subjacente, é uma boa ideia consultar um médico antes de mais nada.
 
Prepare-se para seu treino HIIT vestindo roupas atléticas com suporte que deixam você livre, como as bermudas de compressão, shorts e top de modelagem justa que removem a umidade. Devido aos movimentos de alto impacto, use tênis de treino com suporte e ajuste firme para um amortecimento seguro a cada salto. Se precisar de ajuda para encontrar um tênis específico de HIIT, leia o nosso guia de compra de tênis para treino e saiba mais.
Rótulos
adidastraining