alert-erroralert-infoalert-successalert-warningbroken-imagecheckmarkcontact-emailcontact-phonecustomizationforbiddenlockedpersonalisation-flagpersonalizationrating-activerating-inactivesize-guidetooltipusp-checkmarkIcons/Communication/USP/Cash-deliveryIcons/Communication/USP/Delivery-eveningIcons/Communication/USP/Delivery-same-dayIcons/Communication/USP/Delivery-storeusp-deliveryIcons/Communication/USP/Exchangeusp-free-returnsIcons/Communication/USP/Gift-cardIcons/Communication/USP/KlarnaIcons/Communication/USP/Salearrow-backarrow-downarrow-left-longarrow-leftarrow-right-longarrow-rightarrow-upbag-activebag-inactivecalendar-activecalendar-inactivechatcheckbox-checkmarkcheckmark-fullclipboardclosecross-smalldownloaddropdowneditexpandhamburgerhide-activehide-inactivelocate-targetlockminusnotification-activenotification-inactivepause-shadowpausepin-smallpinplay-shadowplayplusprofilereloadsearchsharewishlist-activewishlist-inactivezoom-outzoomfacebookgoogleinstagram-filledinstagrammessenger-blackmessenger-colorpinterestruntastictwittervkwhatsappyahooyoutube
adidas
adidas / novembro 2020

FUTURECRAFT.STRUNG

Explorando os limites do cabedal: conheça a inovação têxtil que muda a forma como criamos calçados.

Por Fionn Corcoran-Tadd , Benjamin Kleiman, Clemens Dyckmans, Ian Hennebery.

UMA REVOLUÇÃO MATERIAL 

Como empresa, estamos sempre buscando o melhor desempenho para nossos calçados. Para conseguir isso, precisamos aproveitar ao máximo nossos materiais. Gostamos de pensar que nossos produtos "atendem silenciosamente" às necessidades do atleta - melhorando a performance de maneira orgânica e, neste caso, aproveitando mais cada fio para que os competidores possam se concentrar apenas no seu esporte. 

Foi por isso que desenvolvemos o STRUNG, uma inovação da indústria têxtil e um processo de criação que nos permite inserir dados de atletas no posicionamento preciso de cada segmento, em qualquer direção que escolhermos. Podemos construir e testar diferentes estruturas no software antes de enviar o projeto escolhido para o robô STRUNG, que coloca cada fio em um único composto com zonas e propriedades específicas de desempenho. Após dois anos de desenvolvimento interno na adidas, decidimos acelerar o processo em uma collab com nosso antigo parceiro Kram/Weisshaar, um estúdio pioneiro de design digital. O resultado é um cabedal leve que tem ajuste preciso para suporte, flexibilidade e respirabilidade, tudo dentro de uma única peça de material. 

PROVA DE CONCEITO

FUTURECRAFT.STRUNG é um conceito de produto pioneiro projetado para ilustrar a capacidade do STRUNG: um calçado criado a partir de dados do começo ao fim, o primeiro da indústria, feito para um perfil específico de corredores. O primeiro tênis STRUNG será direcionado para outro perfil de corredores, com lançamento direcionado para o início de 2022. O tênis conceito foi criado para oferecer uma nova sensação e experiência de corrida rápida de curtas distâncias. Dois corredores da adidas foram identificados como especialistas em um tipo específico de corrida e nos permitiram trabalhar com captura de movimentos e feedback contínuo para apoiar o desenvolvimento. 

O cabedal STRUNG oferece um casulo leve e sem costuras ao redor do pé, com o mínimo possível de excesso de materiais. O ajuste e o suporte de precisão fixam o a parte anterior do pé para ajudar a evitar que o calcanhar deslize. Isto se dá por meio de fios vermelhos mais fortes na parte de trás, no mediopé e na ponta. Ao mesmo tempo, a parte da frente do pé é flexível, com fios amarelos mais macios. A entressola é nosso design mais radical da trama ADIDAS 4D até agora, com um novo formato feito para atender aos corredores que entram primeiro com o antepé. O calcanhar foi minimizado para remover peso e o solado de borracha foi formatado especificamente para ajudar na aderência em corridas rápidas. 

SHOT_3

ROAD AHEAD

STRUNG tem potencial para transformar a forma como os atletas trabalham com designers, engenheiros e cientistas esportivos. O destino final é que seja uma plataforma de categoria mista que sirva vários esportes. Começamos com corrida, mas isso é só o início. O mais empolgante é que ainda estamos nos estágios iniciais do desenvolvimento dessa tecnologia. O teste de protótipos será fundamental para o que fizermos a seguir, mas mais importante do que isso é a trajetória dos consumidores e atletas: o que eles querem a seguir e como suas necessidades estão mudando? 

A tecnologia pode proporcionar coisas maravilhosas, mas isso só acontece se ela for baseada em comportamento humano. É essa abordagem aberta que nos guiou na jornada do STRUNG até agora, e acreditamos que essa mesma abordagem nos ajudará no caminho a seguir.

O STRUNG está sendo desenvolvido por uma equipe multifuncional da adidas: Andrea Nieto , Fionn Corcoran-Tadd & Matteo Padovani (design), Benjamin Kleiman , Elise Hall & Thomas Feix ( engineering ), Clemens Dyckmans , James Tarrier e Nicholas Groeneweg ( technology creation ), Ian Hennebery , Fano Razafindrakoto , Reuben Bligh , Korbinian Berner ( footwear development ), Tom Elvidge (Sports Science), Grace Chang ( materials ), Steve Brimble ( innovation management), Miriam Eirich ( costing ), Christoph Walter ( testing ), Mario Pörner ( tech ), Clemens Weisshaar and Reed Kram ( Kram/Weisshaar ).

SHOT_5

adidas / novembro 2020
Rótulos