alert-erroralert-infoalert-successalert-warningbroken-imagecheckmarkcontact-emailcontact-phonecustomizationforbiddenlockedpersonalisation-flagpersonalizationrating-activerating-inactivesize-guidetooltipusp-checkmarkusp-delivery-cashusp-delivery-delayusp-delivery-eveningusp-delivery-same-dayusp-delivery-storeusp-deliveryusp-exchangeusp-free-returnsusp-gift-cardusp-klarnausp-salearrow-backarrow-downarrow-left-longarrow-leftarrow-right-longarrow-rightarrow-upbag-activebag-inactivecalendar-activecalendar-inactivechatcheckbox-checkmarkcheckmark-fullclipboardclosecross-smalldownloaddropdowneditexternal-linkfilterfullscreenhamburgerhd-filledhd-outlinehide-activehide-inactivelocate-targetlockminusnotification-activenotification-inactivepause-outlinepin-smallpinplay-filledplay-outlineplusprofilereloadsd-filledsd-outlinesearchsharesound-off-filledsound-off-outlinesound-on-filledsound-on-outlinesubtitles-cc-filledsubtitles-cc-outlinesubtitles-filledsubtitles-outlinewishlist-activewishlist-inactivezoom-outzoomfacebookgoogleinstagram-filledinstagrammessengerpinterestruntastictiktok-defaulttiktoktwittervkwhatsappyahooyoutube
adidas / maio 2023

Permita que o amor seja o seu legado

Amor pela igualdade e pelos esportes

Para atletas LGBTQIA+, os desafios surgem constantemente, simplesmente para fazer o que gostam. Para essas pessoas, o simples ato de praticar esportes inclui uma batalha que dura a vida inteira. É muito mais do que lutar por aquilo que amam, é lutar por quem amam.

Na adidas, acreditamos que através do esporte temos o poder de mudar vidas, e se há algo mais poderoso que o esporte, esse algo é o amor. Amor pelos esportes. Amor por si mesmo. Amor por quem você ama.

Como parte da nossa convicção inabalável de que o amor tem o poder de unir, fizemos uma parceria com o designer queer sul-africano Rich Mnisi para criar a coleção Pride deste ano. A coleção, inspirada pela frase "Let Love Be Your Legacy" (Permita que o amor seja o seu legado, em tradução livre), é regida por uma carta de amor que Rich escreveu para seu eu mais jovem, e representa a ambição em comum de estimular as alianças e expressões sem preconceitos em todos os espaços do esporte e da cultura.

Rich Mnisi posa em frente a um oceano azul claro, usando um top preto e branco da coleção adidas x Rich Mnisi Pride.


Chegou o momento de entender o seu valor
e ajudar as pessoas a sentirem o mesmo.

Chegou a hora de criar vínculos, amar e receber amor
da família e da comunidade.

Chegou o dia de amar de maneira desenfreada, sem filtros,
sem vergonha e sem olhar para trás.


PERMITA QUE O AMOR SEJA O SEU LEGADO

Rich Mnisi
Designer da coleção






Para explicar um pouco mais a inspiração por trás da coleção, Rich disse: "Tive o impulso de falar com minha criança interior e explicar ao mundo como as alianças com a comunidade LGBTQIA+ são capazes de criar um legado de amor". A possibilidade de reunir todos esses temas através da minha própria linguagem visual e das peças icônicas e estilo de vida da adidas é algo muito importante... Minha esperança é que a coleção tenha o poder de inspirar as pessoas em aliança com a comunidade LGBTQIA+ a se manifestarem ainda mais pelas pessoas queer que amam para que elas não passem a vida lutando apenas por aceitação".

E foi exatamente assim. Em parceria com a adidas, Tom Daley, a artista e ativista Jari Jones e o grupo Athlete Ally se juntaram a Rich Mnisi para escrever cartas de amor para o mundo, clamando pela autoaceitação radical e pelo apoio das comunidades na cultura e no esporte.


Uma carta de amor ao esporte, por Tom Daley.

Tom Daley é um medalhista de ouro olímpico assumidamente gay. A luta de Tom por direitos iguais no esporte é uma prática diária registrada na carta de amor para todas as pessoas, não importa a origem ou orientação sexual, ou a quadra, a piscina ou o campo em que se encontram.

Tom Daley posa em uma rocha com vista para o céu azul e o oceano com roupas da coleção adidas x Rich Mnisi Pride.

CARO ESPORTE,

Você é um espaço para todas as pessoas. Não importa quem são ou de onde vêm. Não importa a orientação sexual, identidade de gênero.  Qualquer atleta deve ser livre para amar você e, ao mesmo tempo, amar quem   quiser. E o mais importante: as pessoas têm o direito de serem verdadeiras consigo mesmas.

Já existe tanto ódio no mundo, tantas regras dizendo o que as pessoas podem ou não fazer em determinados níveis e espaços. As quadras, os campos e as piscinas precisam ser espaços seguros, o lugar para praticar esportes livremente.

Mas liberdade não é sinônimo de facilidade. Temos garra. Jogamos duro. Trabalhamos mais. E amamos radicalmente. Esporte, em todas as chances que você tiver, em todas as chances que tivermos, vamos deixar claro que todas as pessoas são bem-vindas. Vamos fazer com que todas as pessoas saibam que são maravilhosas, têm valor e são importantes, exatamente como elas são. Não importa se você participa do esporte para vencer, se você gostaria de se envolver pelo aspecto social, se pratica esportes apenas para movimentar o corpo: sempre há espaço para todas as pessoas, em todos os níveis.

PERMITA QUE O AMOR SEJA O SEU LEGADO

Tom Daley
, mergulhador olímpico


Uma carta de amor para o mundo, por Jari Jones.

Jari Jones é artista, atriz e ativista trans. Seu trabalho é empoderar e estimular, porque o amor não tem limites.

Jari Jones posa em uma rocha com vista para o céu azul e o oceano com roupas da coleção adidas x Rich Mnisi Pride.


CARO MUNDO,

O amor espontâneo é o legado que eu gostaria de deixar. Amor que não tem limites. É aquela sensação boa que vem só porque o sol está brilhando, ou só porque é segunda-feira ou simplesmente porque sinto vontade de amar alguém. O tipo de amor que dou à minha comunidade, aos meus amigos, ao meu amor, à família que escolhi, que surgiu do nada. O amor que só existe para amar as pessoas. Para amar a mim mesma.

Esse é o amor que dá saúde e vida ao corpo, fôlego aos pulmões, o amor que a sociedade nunca quis que experimentássemos. A sociedade espera que nós, como pessoas queer, como pessoas gordas, como corpos marginalizados, nos amemos ou demonstremos amor apenas quando acontece uma tragédia, quando existe dificuldade. Para combater o ódio, o amor nasce de um espaço de negatividade.  Mas eu quero mudar essa realidade. Quero amar radicalmente, amar de forma feroz sem gratidão, amar de uma forma que não venha de um lugar estruturado ou óbvio. Quero que meu legado de amor seja o oposto da maneira como a sociedade sempre nos ensiou a amar pessoas como nós.

E se o amor simplesmente acontecesse? E se recebêssemos amor sem motivo algum? E se decidíssemos amar só porque sim?

PERMITA QUE O AMOR SEJA O SEU LEGADO

Jari Jones
Artista, atriz e ativista


Uma carta de amor para as pessoas aliadas.

Nosso parceiro de longa data, Athlete Ally, é uma organização focada em acabar com a homofobia e a transfobia nos esportes. A organização sem fins lucrativos trabalha para tornar as comunidades atléticas mais inclusivas e menos discriminatórias, ajudando os atletas a defenderem a igualdade LGBTQIA+.

Caras pessoas aliadas do futuro,

Você ainda não sabe, mas sua vida mudará para sempre no momento em que você perceber a importância da sua voz.

Todos os dias, você ouve colegas de equipe rindo no vestiário enquanto usam xingamentos homofóbicos. Talvez nunca tenham parado para pensar que alguém da equipe pode estar se preparando para sair do armário, ou tem amizades próximas ou familiares que sejam LGBTQIA+. Talvez, como você, todos estivessem esperando que alguém tivesse coragem de falar alguma coisa.

Hoje é o dia em que você usa sua voz e diz que o esporte pode e deve ser um espaço seguro para todas as pessoas. Que todos nós desempenhamos um papel na hora de dar boas-vindas e promover a inclusão para que todas as pessoas, sejam atletas ou torcedores, se sintam livres para aproveitar os esportes que amam. Hoje é o dia em que você vai usar a sua voz como uma pessoa aliada.

PERMITA QUE O AMOR SEJA O SEU LEGADO

Athlete Ally


Qual será o seu legado?

Agora é a sua vez. É hora de permitir que o amor seja seu legado. Escreva uma carta de amor para o esporte, para a pessoa que lhe apoiou, para o agressor que desrespeitou você, para seus entes queridos, para o mundo em geral. Escreva para o que você quiser, para quem você quiser se expressar. Vamos usar as palavras para transformar o mundo dos esportes em um espaço mais inclusivo e acolhedor para atletas atuais e futuros.

O resultado não é justo apenas quando todas as regras são seguidas. O resultado justo de verdade é aquele que respeita e acolhe todos os atletas, por quem são e por quem amam. Amor pela igualdade e pelos esportes: só assim é possível vencer, com união.

A coleção adidas x RICH MNISI estará disponível no dia 15 de maio no site da adidas

adidas / maio 2023
Rótulos