alert-erroralert-infoalert-successalert-warningbroken-imagecheckmarkcontact-emailcontact-phonecustomizationforbiddenlockedpersonalisation-flagpersonalizationrating-activerating-inactivesize-guidetooltipusp-checkmarkusp-deliveryusp-free-returnsarrow-backarrow-downarrow-left-longarrow-leftarrow-right-longarrow-rightarrow-upbag-activebag-inactivecalendar-activecalendar-inactivechatcheckbox-checkmarkcheckmark-fullclosecross-smalldropdowneditexpandhamburgerhide-activehide-inactivelocate-targetlockminusnotification-activenotification-inactivepause-shadowpausepin-smallpinplay-shadowplayplusprofilereloadsearchsharewishlist-activewishlist-inactivezoom-outzoomfacebookgoogleinstagrammessenger-blackmessenger-colorpinterestruntastictwittervkwhatsappyahooyoutube
adidas
/ abril 2020

COMO ACERTAR NO TOP

Além de serem perfeitos para tudo, seja treinar ou curtir o fim de semana, os tops nos dão suporte e estrutura para minimizar o impacto e maximizar o conforto. Quando vestem bem, eles nos ajudam a manter o foco, o pace ou a pose.

COMO ACERTAR NO TOP 

Além de não ajudar, um top que não veste bem não é nada confortável. Para encontrar o modelo com o suporte certo, primeiro você precisa saber o seu tamanho.

Estudos mostram que 80% das mulheres não usam a numeração correta. Por sorte, você não precisa de medidas para descobrir isso. Basta um top normal e um espelho, ou uma amiga para verificar a parte de baixo e o bojo. Veja como:

primeiro, verifique a faixa elástica.  

Se ela sobe nas costas, está muito folgada e não oferece suporte o suficiente. Se for o caso, diminua o tamanho. 

Se estiver marcando nas costas, está muito apertada. Aumente o tamanho.

Quando estiver confortável, não muito apertada, você está usando o tamanho correto. Deixe como está. 

A seguir, confira o tamanho do bojo, e combine à faixa elástica para encontrar o tamanho certo. Caso sobre espaço ao redor dos seios dentro do bojo, o tamanho está muito grande. 

Quando os seios vazam nos limites do bojo,  está muito pequeno.  

Caso o bojo se encaixe no formato dos seios e não tenha espaço sobrando, o tamanho está correto. 

Caso o seu  bojo encaixe corretamente e:  

  • a faixa elástica esteja muita larga e subindo, aumente o tamanho do bojo e  dominua o tamanho da faixa elástica.   
  • o bojo esteja muito apertado e deixa marcas, diminua o tamanho do bojo e aumente o tamanho da faixa elástica.  
  • a faixa elástica encaixa direitinho, você está vestindo o tamanho correto. 


O SUPORTE CERTO PARA O SEU ESPORTE   

Agora que você checou o tamanho do seu top, é hora de pensar na atividade que vai praticar com ele. Algumas mulheres gostam de ter um pequeno arsenal de tops, variando o suporte para diferentes esportes, enquanto outras preferem ter  somente um. Independente da sua escolha, vai funcionar bem se for confortável e oferecer bastante suporte. 

Tabela_de_Tamanhos_de_Tops

TOPS: CAIMENTO E CARACTERÍSTICAS 

CaimentoTops_IlustraçõesDeArtigos_Todos-MB

COMPRESSÃO: perfeito para bojos pequenos ou médios, os tops de compressão deixam tudo justinho para uma sensação rente ao corpo. Estes modelos geralmente são confeccionados com tecido elástico que repele o suor do corpo. 

ENCAPSULAMENTO: especialmente bom para mulheres de bustos maiores, os tops de encapsulamento dão suporte individual para cada um dos seios. Estes modelos são uma versão versátil para o dia a dia, com design e materiais voltados ao movimento. 

COMPRESSÃO HÍBRIDA/ENCAPSULAMENTO: geralmente encontrado em tops tipo costas nadador, é uma combinação que oferece o suporte do encapsulamento e o look dos modelos de compressão. 

FAIXAS ELÁSTICAS: quando ajustada corretamente, é a parte do top que oferece mais suporte. Ela deve vestir confortavelmente e não deve subir nas costas. Para mais suporte, procure uma faixa elástica maior. Algumas faixas elásticas são feitas com materiais mais confortáveis que repelem o suor. 

ALÇAS: alças ajustáveis permitem um ajuste personalizado, enquanto as alças comuns geralmente são combinadas a um design sem fechos para um caimento de compressão. 

BOJOS MOLDADOS: os bojos moldados formatam melhor e oferecem mais cobertura, além de prevenir um visual estranho.  

BOJOS ACOLCHOADOS: bojos acolchoados seguem o formato natural dos seios e garantem formato e cobertura aprimorados. Muitas vezes eles são leves e respiráveis, tem secagem rápida e podem ser higienizados com mais facilidade.  

FECHOS: alguns tops esportivos tem um design sem fechos ou ganchos. Outros têm fechos frontais ou nas costas para mais praticidade. Tops de alto suporte para bustos maiores geralmente vêm com fechos. 

ARO: aros flexíveis oferecem mais suporte e um formato melhor para a prática de atividades físicas.  

ESTABILIDADE DIRECIONADA: estabilizadores nas alças frontais que reduzem o impacto e dão suporte adicional.  

MATERIAL QUE REPELE O SUOR: forro de mesh que permite mais respirabilidade.  

VENTILAÇÃO: localizado em áreas mais propensas ao suor, o material de mesh garante mais respirabilidade para manter o corpo mais refrescado durante os treinos mais pesados.  

 

TOPS PERGUNTAS FREQUENTES 

O que é um top esportivo?  

Além de serem perfeitos para tudo, seja treinar ou curtir o fim de semana, os tops nos dão estrutura para minimizar o impacto e manter a estabilidade dos seios durante a prática de atividades físicas. Quando ajustados corretamente, eles reduzem o desconforto e ajudam a manter o foco.  

O que significa impacto?  

Impacto é a intensidade do que você pratica: yoga e pilates são considerados esportes de baixo-impacto, enquanto corrida leve ou intensa são consideradas atividades de alto impacto. Tradicionalmente, os tops são classificados pela absorção de impacto, mas o tamanho é tão importante quanto na busca pelo ajuste perfeito. 

O que é suporte e por que ele é importante? 

O Suporte é o nível de estrutura que seus seios precisam para manterem-se estáveis em movimento. Diferentes tamanhos de mamas precisam de níveis de suporte diferentes, dependendo da atividade, e esta é a melhor maneira de determinar o modelo certo para você. Para encontrar o seu, leve o tamanho do bojo e a atividade física em consideração. 

Há algum problema com usar um top o tempo inteiro?

Contanto que você se sinta confortável com ele, fique à vontade. Lembre-se de trocá-lo por um limpo depois de treinar para mais conforto e para reduzir o risco de irritações. 

É ruim usar um top todos os dias?  

Caso ele seja confortável e vista corretamente, o uso diário é considerado seguro.  

Qual nível de ajuste um top deve ter?  

Ele deve ser justinho, mas não apertado a ponto de deixar marcas ou causar desconforto.  

Como saber se um top está muito pequeno?  

Caso ele deixe marcas na pele, corte a circulação ou dificulte a respiração, ele está muito pequeno. Dependendo do local em que o top causa mais desconforto, sua faixa elástica, alça ou o modelo inteiro podem ser muito pequenos. Consulte o guia de tamanhos acima para encontrar o ideal.

Como saber se um top está muito grande? 

Caso ele esteja muito grande, você sentirá uma folga na faixa elástica, nos bojos ou na alça. Caso a faixa elástica suba nas costas ou se sobrar espaço nos bojos, use nosso guia de tamanhos para encontrar um tamanho menor que vista corretamente. 

Qual top é melhor para a academia?

O melhor modelo para a academia depende do seu treino e do seu tamanho de bojo. Estes dois fatores influenciam o nível de suporte que você precisa para sentir-se confortável. Levantamento de peso ou yoga? Dependendo do seu tamanho, você pode precisar de um top de suporte leve, médio ou alto. Correr na esteira ou aula de HIIT? Você pode precisar de um top mais estruturado de médio ou alto suporte. Aprenda mais sobre tops de alto suporte, médio suporte e suporte leve e onde encontrá-los. Veja os links abaixo.

Um top deve deixar marcas?

Caso o seu top deixe marcas, é um sinal de que está muito apertado. Caso deixe marcas no seus ombros, significa que as alças estão muito apertadas. Também pode significar que a faixa elástica está muito larga, fazendo que o peso dos seios fique todo os ombros. Caso ele deixe suas costas ou a lateral do tronco marcados, é possível que a faixa elástica esteja muito apertada. Marcas nos seios indicam que os bojos são muito pequenos. Tente soltar um pouco as alças e aumentar o tamanho da faixa elástica, do bojo, ou de ambos. 

Devo usar um top sobre outro top?

É pouco provável que você se beneficie de usar um top sobre outro. Caso sinta que seus seios não tenham suporte suficiente, considere encontrar um modelo com mais suporte, como tops com bojos moldados, aros e alças ajustáveis, ou confira se está vestindo o tamanho correto. Veja a seção acima: COMO ACERTAR NO TOP.

O que devo fazer se sentir dor após um treino usando top?

A dor pode ser causada por um modelo de tamanho ou nível de suporte errado. Caso sinta muita pressão nas costas, ombros e seios, é possível que ele esteja muito apertado. Caso esteja sentindo dor ou irritação depois do treino, pode ser que esteja muito largo e não esteja dando suporte suficiente aos seus seios. Consulte o guia de tamanhos acima: COMO ACERTAR NO TOP  


SAIBA MAIS:  

/ abril 2020